Normas para envio de trabalhos

As inscrições e a submissão de trabalhos são feitas por meio eletrônico através do preenchimento do cadastro no sistema (Clique em Inscrição no Menu Principal), de acordo com os seguintes períodos:

  • Inscrição de Participantes: de 30/04/2015 a 31/08/2015.
  • Submissão de Trabalhos: de 04/05/2015 a 30/06/2015. Para submeter trabalho é necessário inscrever-se no evento.

 

1. Normas Gerais:

1.1. O evento prevê apresentação de trabalhos nos seguintes gêneros discursivos: pesquisas científicas; relatos de experiência e expressões artísticas, os quais serão avaliados por comissão científica composta por especialistas.

1.2. Os trabalhos deverão ser submetidos, na página do evento, apenas por inscritos no Seminário.

1.3. Cada autor poderá encaminhar para apreciação da Comissão Científica o máximo de dois trabalhos, nas modalidades texto completo ou resumo.

1.4. Os trabalhos podem ser escritos em português, espanhol, italiano ou inglês e devem se enquadrar nos objetivos e temáticas do evento.

1.5. Cada trabalho poderá ter no máximo 03 autores e deverá ser submetido em um dos três eixos do Seminário, descritos abaixo:

I – Medicalização, Ciência e Ideologia

II – Medicalização, Política e Movimentos Sociais

III – Experiências, articulações e práticas não medicalizantes.

1.6 Os trabalhos submetidos deverão conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados/Discussões, Conclusões e Referências.

1.7 Os textos completos bem como os resumos devem obedecer às normas estabelecidas pela Comissão Científica.

1.8 O trabalho encaminhado deve estar no Formato PDF (Portable Document Format, extensão em .pdf), indispensável para a publicação nos Anais.

1.9 Os trabalhos submetidos para avaliação não deverão constar identificação de autor(es) e/ou instituição de origem.

1.10 Não serão aceitos trabalhos que não obedeçam aos critérios de elaboração estabelecidos.

1.11 Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Evento.

 

2. Normas para elaboração dos trabalhos:

2.1 Resumo:

2.1.1. Deverá ser escrito em língua portuguesa, espanhola, italiana ou inglesa utilizando a fonte Times New Roman – tamanho 12, de cor preta, espaço 1,5, com a extensão máxima de 2.500 caracteres com espaço, incluindo referências. Para upload do resumo converter para o Formato PDF (Portable Document Format, extensão em .pdf).

2.1.2. Obrigatoriamente deverá ter o alinhamento justificado, com margens 2,5cm, em papel tamanho A4.

2.1.3. O título do trabalho deverá ser digitado em letra maiúscula, negrito e centralizado, com no máximo 15 palavras.

2.1.4. O trabalho submetido para avaliação não deverá ser identificado (autor e/ou instituição de origem) para garantir o anonimato no processo de avaliação.

2.1.5. Referências citadas ao longo do resumo devem seguir o sistema autor data.

 

2.2 Texto completo:

2.2.1. O texto completo deve ter entre 7 (sete) e 10 (dez) páginas.

2.2.2. Deverá ser escrito em língua portuguesa, espanhola, italiana ou inglesa utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado, primeira linha do parágrafo com recuo de 1,25 cm, sem espaçamento entre parágrafos, margens 2,5 cm, em papel tamanho A4. Para upload do trabalho completo converter para o Formato PDF (Portable Document Format, extensão em .pdf).

2.2.3. Título centralizado em letras maiúsculas e negrito.

2.2.4. O trabalho submetido para avaliação não deverá ser identificado (autor e/ou instituição de origem) para garantir o anonimato no processo de avaliação.

2.2.5. O texto completo deve conter: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados/discussão, conclusões e referências. O resumo deve ter entre 250 (no mínimo) e 350 (no máximo) palavras de texto. O texto do resumo, que virá como prólogo do artigo, deverá ter um único parágrafo justificado, sem figuras, gráficos ou tabelas e não deverá conter citações bibliográficas.

2.2.6. O texto pode conter ilustrações, gráficos e tabelas com as fontes devidamente identificadas.

2.2.7. Citações e referências devem estar em conformidade com as normas da ABNT, no caso de submissão em língua portuguesa. No caso dos trabalhos em língua estrangeira, os mesmos devem seguir as normas acadêmicas vigentes no país de origem.

 

3. Critérios de Avaliação dos trabalhos:

3.1 A Comissão Científica fará a análise dos textos completos e resumos tendo como base os seguintes critérios:

a) Relação do trabalho com a crítica à medicalização;

b) Relevância/originalidade do tema;

c) Adequação teórico-metodológica aos objetivos propostos;

d) Análise de dados e apresentação e discussão dos resultados, quando pertinente;

f) Conclusões;

g) Adequação às normas da língua de submissão do trabalho.

 

4. Apresentação dos trabalhos aprovados:

4.1 Os trabalhos aceitos pela Comissão Científica deverão ser apresentados em data/espaço/tempo a serem definidos pela Comissão Organizadora, nos seguintes formatos: pôster, seguido de rodas de conversa para as pesquisas científicas e relatos de experiência; e expressão artística. Serão emitidos certificados de apresentação do trabalho, nos quais constarão o título e o(s) nome(s) dos autores cadastrados.

4.2 Para os pôsters, definimos as seguintes especificações:

a) Os pôsters deverão ser elaborados nas medidas de 90cm de largura x 120cm de altura. b) O pôster deverá ser identificado no alto, com o título do trabalho (que deverá ser o mesmo utilizado no resumo completo submetido), e os nomes dos autores com destaque em negrito para o apresentador, seguidos do nome da instituição do proponente, se for o caso.

c) Citações, quando essenciais, deverão ser referenciadas ao final.

d) O tipo de letra e tamanho da fonte para o pôster fica a critério do(s) autor(es). Destaca-se a necessidade de que o texto seja legível a uma distância média de 1,5m.

4.3 O custeio da apresentação artística ficará a encargo do proponente. E, à exceção das artes plásticas, não deverá ultrapassar 15 minutos.

 

5. Publicação dos trabalhos aprovados nos Anais do evento:

5.1 Após recebimento do comunicado de aceite, o proponente deverá fazer novo upload da versão final aprovada do trabalho, em formato PDF (Portable Document Format, extensão em .pdf), com identificação de autoria.

5.1.1 Para Resumo: o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) constar logo abaixo do título, digitado(s) por extenso e centralizado(s), com destaque em negrito para o nome do apresentador. Após o nome de cada autor deve constar o nome e a sigla da Instituição de origem, se for o caso.

5.1.2 Para Trabalho completo: o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) constar logo abaixo do título, alinhado à direita, sublinhado o nome do apresentador. Após o nome de cada autor deve constar o nome e a sigla da Instituição de origem, se for o caso.