Apresentação de Trabalhos

 

 

Com a tentativa de perturbar os sentidos, a comissão organizadora está  propondo uma dinâmica diferente de apresentação. Os participantes que enviaram a versão final do seu trabalho estarão divididos em rodas de conversa nos dias 02/09 e 03/09 trocando experiências sobre o estudo que desenvolveram. A ideia é que essas rodas de conversa se constituam como um espaço integrador, onde todos possam ouvir e serem ouvidos num papo descontraído, sem perder a seriedade das pesquisas que fizemos.

Para que os trabalhos aconteçam de maneira satisfatória, destacamos algumas informações:

1 – No dia 02 de Setembro, das 9:00 às 12:00, todos os trabalhos serão discutidos em pequenos grupos mediados por um relator escolhido dentro de cada grupo. A discussão em grupo, no estilo roda de conversa, foi prevista com o intuito de promover a troca de conhecimento e experiências, assim como objetiva elencar pontos centrais para serem aprofundados no segundo dia.

2 – No dia 03 de Setembro, das 9:00 às 12:00, os relatores e participantes dos grupos de trabalho do dia 02 irão se reunir novamente, mas divididos em três grupos, para que consolidem o debate e as propostas que serão apresentadas para a relatoria final do evento

3- Os participantes não terão Datashow ou computador disponível para compartilhar suas experiências. Use sua criatividade e faça dessa roda de conversa uma experiência incrível.

4- Leve seu pôster no dia 02/09

5- Saiba qual a letra e o número da sua roda de conversa (Ver lista abaixo) e nos encontre no auditório no dia 02/09 às 9 da manhã

6- Caso seu nome não esteja na lista abaixo entre em contato imediatamente no email contato@medicalizacao@org.br

 

Você ainda não entendeu a dinâmica?  Não se preocupe, estaremos lá para auxiliá-lo enquanto você nos ajuda a desver o mundo.

Abraços e nos vemos lá para perturbar os sentidos !

Linha: Medicalização, política e movimentos sociais.

 

GRUPO A1

 

NOME TÍTULO DA ATIVIDADE
 

PAULO ROBERTO CARDOSO PEREIRA JÚNIOR PEREIRA

 

A PSICOLOGIA E O SILENCIAMENTO DA EXPRESSÃO EM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI.

 

NÁGILA CARULINE DIAS SILVA

A PSIQUIÁTRIA E A CRIAÇÃO DE NOVAS PSICOPATOLÓGIAS
 

LUCIANA FRANÇA BARRETO

ACOLHER OU SEGREGAR? PERFIL DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SALVADOR
 

MARILDA CASTELAR

ATUAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL NOS CONSELHOS DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES E NAS POLITICAS PÚBLICAS
 

RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES

 

 

A DANÇA COMO POSSIBILIDADE TERAPÊUTICA: EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES DE SAÚDE MENTAL EM UM CAPS III

 

 

EVELYN TARCILDA ALMEIDA FERREIRA

 

MOVIMENTOS SOCIAIS OPERANDO FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DO FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE.

 

MAYNARA COSTA DE OLIVEIRA SILVA

 

REPRESENTAÇÃO DA OBJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA COMO INSTRUMENTO MEDICALIZADOR NOS CASOS DE ABORTO DE LEGAL

 

 

GRUPO A2

NOME TÍTULO DA ATIVIDADE
 

THALLES AZEVEDO LADEIRA

A RELAÇÃO ENTRE O FRACASSO ESCOLAR E A MEDICALIZAÇÃO
 

 

ANADELHI FIGUEIREDO SANTOS

 

DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA, PELA DESPATOLOGIZAÇÃO DOS CORPOS

 

KELLY CRISTINA DOS SANTOS SILVA

INDÍCIOS DA LÓGICA MEDICALIZANTE DESDE A CONCEPÇÃO E AS DIRETRIZES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
 

JAMILE SANTOS MERCÊS

MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A QUEM SERVE CULPABILIZAR AS VÍTIMAS PELOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM?
 

ALINE LAGE

MEDICALIZAÇÃO E SURDEZ: DEBATES SOBRE IMPLANTE COCLEAR EM CRIANÇAS SURDAS
 

MARIVETE GESSER

PRÁTICAS EDUCATIVAS DESPATOLOGIZANTES E NÃO MEDICALIZANTES DAS DIFERENÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
 

THALLES AZEVEDO LADEIRA

REFLETINDO SOBRE A MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 

 

Linha: Medicalização, ciência e ideologia.

 

GRUPO B1

NOME TÍTULO DA ATIVIDADE
 

MEIRE CHECA

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: IMPACTOS AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
 

KLESSYO DO ESPÍRITO SANTO FREIRE

A MEDICALIZAÇÃO NO ENTENDIMENTO DA QUEIXA ESCOLAR DE PSICÓLOGOS QUE ATUAM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL NA BAHIA
 

MARIA LÚCIA CHAVES LIMA

ANALISANDO A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA ACERCA DA MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
 

ELIZABETE BASSANI

AS POLÍTICAS QUANTIFICADORAS DA EDUCAÇÃO E SEUS EFEITOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE VITÓRIA
 

ELIZABETE BASSANI

ENCAMINHAMENTOS E DIAGNÓSTICOS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA: O SOFRIMENTO SILENCIADO.
 

JASON GOMES RODRIGUES SANTOS

ENTRE O QUE SE LÊ E SE VÊ DE CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR.
 

JASON GOMES RODRIGUES SANTOS

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS POTENCIALIZADORAS DO APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM DIFICIULDADES ESCOLARES.

 

 

MARIA LÚCIA CHAVES LIMA

MEDICALIZACÃO DA EDUCACÃO E DA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUCÃO BIBLIOGRÁFICA BRASILEIRA
 

LUANA OLIVEIRA

MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE EM PERIÓDICOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA NO PERÍODO DE 2009 – 2014.
 

LUCY DURÓ MATOS ANDRADE SILVA

MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PROPOSTA CRÍTICA VOLTADA À CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
 

MARIANA BENEDETTI

MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE PROCESSOS DE ATENDIMENTO EM QUEIXA ESCOLAR

 

 

GRUPO B2

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

FABÍOLA BATISTA GOMES FIRBIDA

A CRÍTICA DA MEDICALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM A LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
 

RAFAEL RIBEIRO FILHO

ANÁLISE DOS ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE.
 

LYGIA DE SOUSA VIÉGAS

APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE ESTIGMA E MEDICALIZAÇÃO À LUZ DA PSICOLOGIA E DA ANTROPOLOGIA.
 

MURILO GALVÃO AMANCIO CRUZ

CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO: UMA IMERSÃO NA FILOSOFIA DE CANGUILHEM.
 

RAFAEL CHRISTOFOLETTI

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ORIGENS DA PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT.
 

TATIANA BARBARINI

DEMANDAS SOCIAIS POR INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA POR MEIO DO TDAH E DA MEDICALIZAÇÃO.
 

DANILO QUINTO

ENTRE A INFORMAÇÃO E A PROBLEMATIZAÇÃO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELA MÍDIA AO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO
 

LYGIA DE SOUSA VIÉGAS

QUANDO NOVÍSSIMOS PERSONAGENS ENTRAM EM CENA
 

ROBSON LUAN ALMEIDA MODESTO

TDAH E A MEDICALIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANA BIOLOGIZAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DO TRANSTORNO.
 

MÔNICA DE OLIVEIRA BRITO

AS QUEIXAS ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO BRASILEIRA.
 

VÂNIA APARECIDA CALADO

GRUPO DE ESTUDOS EM ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR FRENTE À LÓGICA MEDICALIZANTE NUM SERVIÇO-ESCOLA.

 

 

  

GRUPO B3

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

 

ARIÁDINE BENETOM CAMPOS

A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO, NA PROMOÇÃO DA SAÚDE CONTRA A MEDICALIZAÇÃO DA SOCIEDADE E DO SUS.
 

ARIÁDINE BENETOM CAMPOS

FÓRUM DE SAÚDE MENTAL NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO E NOS MOVIMENTOS DE DESMEDICALIZAÇÃO.
 

MARCELO SOUZA OLIVEIRA

 

 

DESVER O MUNDO, TRANSCENDER A DOENÇA

 

ANA MARIA FONTES

MEDICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA
 

PRISCILA FERREIRA DE OLIVEIRA

MEDICALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA
 

LUISA NAYRA GOMES

O PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS
 

ESTER MARIA DIAS FERNANDES DE NOVAES

PSICOLOGIA E DEMANDA ESCOLAR: EM BUSCA DO COMPROMISSO SOCIAL E DA SUPERAÇÃO DA MEDICALIZAÇÃO
 

AMANDA SCARPELLI CARONI

TDAH E A COMPREENSÃO ACERCA DAS RELAÇÕES INICIAIS ENTRE A MÃE E O BEBÊ
 

CÁRITAS VANUCCI BATISTA SANTOS

TIMMY: UM EPISÓDIO DE SOUTH PARK QUE TRAZ CRÍTICAS À MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E APOIA OS PRINCÍPIOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
 

DANDARA DOS SANTOS PEREIRA

UM ESTUDO DE CASO DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL”

 

 

GRUPO B4

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

MARIA BEATRIZ BUENO DOMINGUES

A CURA NO PENSAMENTO FREUDIANO E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO CENÁRIO DA PSIQUIATRIA CONTEMPORÂNEA
MADALENA SOUSA ESPÍRITO SANTO A EXCLUSÃO DO SUJEITO E O USO DOS PSICOFÁRMACOS NA CONTEMPORANEIDADE.
 

LEONARDO DIAS TEIXEIRA

A INSTITUCIONALIZAÇÃO NA SAÚDE MENTAL: ENFRENTANDO O DILEMA DA MEDICALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
 

MARILZA DA SILVA VIEIRA

 

DROGAS LÍCITAS: SOCIEDADE MEDICALIZADA

 

TAYNE DE MIRANDA MOREIRA

LOUCURA, ONDE TE QUEREM? NORMATIZAÇÃO DAS CONDUTAS DOS USUÁRIOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
 

DOMENICA DE MELO SILVA

MEDICALIZAÇÃO COMO AMORDAÇAMENTO DO SUJEITO: O APAZIGUAMENTO DO SINTOMA E SUA INTERFERÊNCIA NA SUBJETIVAÇÃO.
 

DOMENICA DE MELO SILVA

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE UMA CRIANÇA COM SUSPEITA DE TDAH

 

 

ARIELI BUTTARELLO

MULTIDISCIPLINARIDADE E HIERARQUIA CIENTÍFICA: DISPUTAS PELA LEGITIMIDADE DO CUIDADO À SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL.
 

MARIA DAS GRAÇAS ESTANISLAU DE MENDONÇA MELLO DE PINHO

 

PERFIL DO USUÁRIO DE BENZODIAZEPÍNICOS NO MUNICÍPIO DE NATIVIDADE/RJ

 

MARIA DAS GRAÇAS ESTANISLAU DE MENDONÇA MELLO DE PINHO

DA MEDICAÇÃO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
 

RENAN VIEIRA DE SANTANA ROCHA

SAÚDE MENTAL E DESIGUALDADE SOCIAL: EFEITOS PSICOSSOCIAIS DA POBRE À POPULAÇÃO DE UM CAPS EM SALVADOR/BA.
 

RENAN VIEIRA DE SANTANA ROCHA

CAMINHOS DE UMA CLÍNICA PERIPATÉTICA: EXPERIÊNCIAS DE INTENSIFICAÇÃO DE CUIDADOS NO CAMPO DAS TOXICOMANIAS.

 

 

 GRUPO B5

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
VANESSA CRISTINA GOMES AFONSO A EDUCAÇÃO NO ÂMBITO HOSPITALAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER.
 

LEONARDO RANGEL DOS REIS

A EMEGÊNCIA DO BIOCURRÍCULO NAS SOCIEDADES DO CUIDADO E A APROXIMAÇÃO DOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE
 

TATIANE DO SANTOS COSTA

CONSELHOS TUTELARES FRENTE À MEDICALIZAÇÃO DAS QUEIXAS ESCOLARES NO PIAUÍ
 

IGOR MAIA

O MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS (DSM) E A BIOPOLÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE
YAMILA LARISSE GOMES DE SOUSA PRÁTICAS MEDICALIZANTES DAS QUEIXAS ESCOLARES JUNTO AOS CRAS DE CIDADES PIAUIENSES
MARIA DE FATIMA DUARTE MARTINS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DE MEDICAMENTOS COMO SUPORTE PARA ESTAR EM AULA
JOSÉ AIRTON MENDES LEITÃO USO DE MEDICAMENTOS PSICOATIVOS DIANTE DAS QUEIXAS ESCOLARES: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS PIAUIENSES
TATIELY PEREIRA DE ARAÚJO A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
RAPHAELLA CHRISTINE SOUZA CALDAS O ACOMPANHAMENTO DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA

 

MAYRA BERTO MASSUDA A Cura da Criatividade: Por que estamos medicando alunos dotados e talentosos?

 

 

  GRUPO B6

AUTOR TÍTULO DA ATIVIDADE
REJANE ABADIA DE ALVARENGA A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 

MARIA IZABEL SOUZA RIBEIRO

A MEDICALIZAÇÃO NA ESCOLA: UMA CRÍTICA AO DIAGNÓSTICO DO SUPOSTO TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
 

FAUSTON NEGREIROS

DISCALCULIA E MEDICALIZAÇÃO NAS ESCOLAS: ESTUDO EM AEE’S DE CIDADES PIAUIENSES
MARTA JANELLI ESCOLA, PRÁTICAS DE CONTROLE E A MEDICALIZAÇÃO DA VIDA
ARTUR BRUNO FONSECA DE OLIVEIRA IMPACTOS DA ÓTICA MEDICALIZANTE NO TRABALHO DOCENTE
LUDGLEYDSON ARAÚJO MEDICALIZAÇÃO DA DISLEXIA EM ESCOLAS PÚBLICAS PIAUIENSES
FAUSTON NEGREIROS MEDICALIZAÇÃO DO TDAH NAS ESCOLAS: ESTUDO EM AEE’S DE CIDADES PIAUIENSES
DENISE VIANA SILVA MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
LUDGLEYDSON ARAÚJO PRÁTICAS DE MEDICALIZAÇÃO DA TIMIDEZ EM ESCOLAS PÚBLICAS
ARTUR BRUNO FONSECA DE OLIVEIRA SAÚDE MENTAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE PARA ALÉM DA ÓTICA MEDICALIZANTE
MARIA IZABEL SOUZA RIBEIRO TDAH? COMO ASSIM? NÃO SOU CATEGORIA DIAGNÓSTICA!

 

 

 GRUPO B7

AUTOR TÍTULO DA ATIVIDADE
 

MORGANA MOURA

A PROPAGANDA DE ASPIRINA NO CENÁRIO DA FARMACEUTICALIZAÇÃO DA VIDA: AS CONTROVÉRSIAS DA REGULAMENTAÇÃO
EMILIA SUITBERTA DE OLIVEIRA TRIGUEIRO ADOLESCENTES E O DOPING INTELECTUAL: ELEMENTOS PARA O DEBATE
 

RUI HARAYAMA

COMO SE PRODUZ A SEGURANÇA DE UM MEDICAMENTO? UMA ANTROPOLOGIA DA PRODUÇÃO DOS DADOS CIENTÍFICOS.
CAROLINE MARIA BRACIAK REISDORFER DSM E TDAH: ANÁLISE DE UM (DES) CURSO
KWAME YONATAN POLI DOS SANTOS FELIZES PARA SEMPRE?
 

ELAINE CRISTINA DE MATOS FERNANDEZ

PEREZ

MEDICALIZAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: ENTORPECIMENTO DA INFÂNCIA ESCOLAR HIPERATIVA E DISPERSA
ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS PERETTA MEDICALIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM 2014
 

SABRINA BRAGA

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: SOBRE A NECESSIDADE DE SE ADEQUAR O MÉTODO AO OBJETO NAS PESQUISAS SOBRE TDAH
ANALINA FURTADO VALADÃO PRESCRIÇÕES DE METILFENIDATO NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IPATINGA – MG
 

RUI HARAYAMA

PSICOFOBIA: PEQUENA HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO ENTRE ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS E A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA.

 

Linha 3 – Experiências, articulações e práticas não medicalizantes.

 

Grupo C1

 

RACHEL BRUM SOUZA PEREIRA

REMEDIAÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

 

 

JÉSSICA SCHOSSLER

“COMO VOU REPROVA-LO, SE É DISLÉXICO?” A DESNATURALIZAÇÃO DE NARRATIVAS PATOLOGIZANTES ATRAVÉS DA ARTE.
STÉFANY BRUNA DE BRITO PIMENTA PIMENTA  

(SOBRE)VIVÊNCIAS

BÁRBARA APARECIDO BOTELHO AS DIFICULDADES ESCOLARES DO PONTO DE VISTA DA FAMÍLIA

 

 

MAÍRA ARAÚJO DE OLIVA GENTIL

CONTRIBUIÇÕES A UMA PERSPECTIVA NÃO-MEDICALIZANTE DE ATUAÇÃO NA CLÍNICA DA LINGUAGEM: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

 

 

KYRLIAN BARTIRA BORTOLOZZI

DISCURSO E AÇÕES MEDICALIZANTES DE FONOAUDIÓLOGOS INSERIDOS EM SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MESORREGIÃO SUDESTE PARANAENSE
KYRLIAN BARTIRA BORTOLOZZI FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VISANDO O ENFRENTAMENTO DE PRÁTICAS MEDICALIZANTES.

 

FERNANDA ABREU MARCACCI INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA SAUDE MENTAL DE ADOLESCENTES

 

PATRICIA PRECCE FOLLY RE-TRATOS DA RUA A CONSTRUÇÃO DO OLHAR FOTOGRÁFICA DE POPULAÇÃO INVISÍVEL.

 

 

DEISE GESSINGER

RESSIGNIFICANDO A ESCOLA: OFICINA DE FOTOGRAFIAS COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

 

 

 

 

Grupo C2

 

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO

“RECOMENDAÇÕES DE PRÁTICAS NÃO MEDICALIZANTES PARA OS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE”: UMA CRÍTICA NECESSÁRIA AO DOCUMENTO NO QUE TANGE À EDUCAÇÃO.

 

ALINE ARAÚJO E SILVA LIBERATO FRACASSO ESCOLAR: UMA POSSÍVEL CONFIGURAÇÃO EQUIVOCADA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

 

CRISTINA SERAFIM TORRES HUMANIZAR COMO FORMA DE EDUCAR: NA CONTRAMÃO DA MEDICALIZAÇÃO
CRISTINA SERAFIM TORRES O CORPO: PRODUÇÃO DE LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES DE PODER
NIRA KAUFMAN MEDIAÇÃO ESCOLAR: SUBSTANTIVO OU VERBO?

 

 

HACIO AZEVEDO LADEIRA

MEDIAÇÃO ESCOLAR PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO MEDICALIZANTE: EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO ACOLHEDORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
THACIO AZEVEDO LADEIRA MEDICALIZAÇÃO COMO VIOLÊNCIA CONTRA A SUBJETIVIDADE

 

IURY FAGUNDES DA SILVA MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO UMA EXPERIÊNCIA RIZOMÁTICA E NÃO MEDICALIZANTE.
IURY FAGUNDES DA SILVA A ESCOLA COMO PRODUTORA DE PATOLOGIAS

 

RAFANELLY FERREIRA LOPES UM OLHAR CRÍTICO VOLTADO PARA A MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
ALINE DE OLIVEIRA CALDAS UTILIZAÇÃO DA ARTE COMO FORMA NÃO MEDICALIZANTE NA EDUCAÇÃO
 

HEIRISLANE DE MACEDO SANTOS

PSICÓLOGA ESCOLAR EM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O IDEAL, O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO

 

 

 

 

 

 

  

GRUPO C3

 

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

ANTONIO NETO SILVA ADORNO

BREVE GENEALOGIA DA EDUCAÇÃO: DA ARTE DE GOVERNAR À EDUCAÇÃO PRESCRITIVA
 

ELIZABETE OLIVEIRA SANTANA

A FAMÍLIA COMO ESPAÇO DE CUIDADO: ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE E AS QUEIXAS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
 

LUCAS ALMEIDA VAZDE MELLO

A SAÚDE NA RODA DA DANÇA: INTEGRAR É PRECISO!

 

 

NATÁLIA FERRREIRA DE SOUSA

A MEDITAÇÃO COMO MEDIDA NÃO FARMACOLÓGICA: EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES DE SAÚDE MENTAL EM UM CAPS III

 

 

ANA PAULA SOARES GONDIM

ABORDAGENS TERAPÊUTICAS EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CEARÁ

 

 

 ANA PAULA SOARES GONDIM

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO
ANA KAROLINE DE SOUZA SILVA GRUPO DE ACOLHIMENTO NO CAPS-AD: PARA ALÉM DA MEDICALIZAÇÃO
 

ARIANE SOUZA VASCONCELOS

GRUPO TERAPÊUTICO COMO DISPOSITIVO DE TRATAMENTO PARA ALCOOLISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CAPSAD DE SALVADOR

 

 

JACQUELINE DE SOUZA GOMES

INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS NÃO MEDICALIZANTES: A EXPERIÊNCIAS DO CAPS DE ITAOCARA – RIO DE JANEIRO..

 

MARA ISA CORACINI NO QUINTAL DO CAPSI:DEVIR CRIANÇA E O CUIDADO NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
 

MARCELA GOTTSCHALD PEREIRA

O USO DE ATIVIDADES NÃO MEDICALIZANTES NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES EM UM CAPS AD

 

 

 

 

 

GRUPO C4

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

FERNANDA DOS REIS SOUZA

NOVAS POSSIBILIDADES DE VIVER: REFLETINDO SOBRE DESMEDICALIZAÇÃO, SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA

 

ANDRESSA MAYARA SILVA SOUZA SALA DE ESPERA NO CAPS-AD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

FELIPE LOBO DOS SANTOS

SAÚDE MENTAL, ATENÇÃO BÁSICA E AJUDA MÚTUA: O CUIDADO COMO UMA ARTESANIA ATRAVÉS DO NASF

 

BÁRBARA DOS SANTOS GOMES UMA NOVA SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CAPS AD
 

VERÔNICA PEREIRA DO NASCIMENTO

O TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR CONTRA A MEDICALIZAÇÃO NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

 

 

SHEILA SANTA BARBARA CERQUEIRA

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ABORDAGEM COM UM GRUPO DE GESTANTES

 

 

AMANDA MARIA VILLAS BÔAS RIBEIRO

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES SOB A ÓTICA DE USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA: A INFLUÊNCIA DA MEDICALIZACAO SOCIAL
 

FÁBIO ROBERTO MENDONÇA TENORIO

DA GESTAÇÃO AO PRIMEIRO ANO DE VIDA: A IMPORTÂNCIA DO APOIO PSICOSSOCIAL NA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ

 

 

MARIA TERESA NOGUEIRA

PROJETO PENSÃO ASSISTIDA – POR UMA SAÚDE INTEGRADA: COMO UMA ALTERNATIVA DE MINIMIZAÇÃO DA MEDICAÇÃO SELECIONADA.
GABRIELLE CAPINAM OFICINAS TERAPÊUTICAS EM SAÚDE MENTAL: ATIVIDADES DE SALA DE ESPERA NO CAPS AD-RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

 

GRUPO C5

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

THALES CORTEZ DE MELO

A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES ACERCA DO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
 

ROSANGELA SILVA FREITAS

PROFESSOR: CARGA HORÁRIA E SUA INFLUÊNCIA NO ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO SOCIAL DA PROFISSÃO.

 

 

DANILO DE MIRANDA ANHAS

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CUBATÃO/SP: CONSTRUÇÃO DE NOVAS REFERÊNCIAS E POSSIBILIDADES

 

ROSELI FERNANDES LINS CALDAS MEDICALIZAÇÃO, BIOLOGIÇÃO E AUTONOMIA INFANTIL: EXPECTATIVAS DO CORPO DOCENTE

 

ROSELI FERNANDES LINS CALDAS QUEIXAS ESCOLARES EM PRONTUÁRIOS PSICOLÓGICOS: PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO

 

RENATA CHRYSTINA BIANCHI DE BARROS FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

RENATA BRANDSTATTER

DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A NECESSIDADE CONTEMPORÂNEA DAS SIMPLIFICAÇÕES

 

 

DANIELLE PINHEIRO

A RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM EM AMBIENTE RUIDOSO E O PROCESSO
 

CARMEN LÚCIA REIS

CIRANDA: EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO FORMATIVO.
 

CARMEN LÚCIA REIS

INTERVENÇÕES EM PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÕES POTENCIALIZADORAS E ANTIMEDICALIZANTES.

 

 

GRUPO C6

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

LETÍCIA GOMES

“PRÔ, EU TOMO REMÉDIO PARA NÃO FICAR FURIOSO!”: A CRIANÇA NARRANDO A MEDICALIZAÇÃO.

 

 

ELAINE GONCALVES RAMOS

“TEM MUITAS CRIANÇAS QUERENDO BRINCAR DENTRO DE MIM” (B. 9 anos) – O TDAH: UM OLHAR PSICANALÍTICO

 

LUANA MALAGUTH COLARES DA SILVA “VOCÊS NÃO DESISTIRAM DE MIM!!”. NÃO À RACIONALIDADE DA MEDICALIZAÇÃO.

 

 

JACQUELLINE RODRIGUES

VOZ(ES)
 

LETÍCIA CORREA

CINEMA E SUAS POSSIBILIDADES COM JOVENS EM POSIÇÃO DE NÃO APRENDIZAGEM. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR.
ELIZÂNGELA DE MORAIS SANTOS EXTERNALIZANDO SENTIMENTO NA INFÂNCIA ATRAVÉS DO DESENHO.
 

BRUNA DE ALMEIDA CRUZ

INQUIETAÇÕES VAI ÀS ESCOLAS: O TEATRO COMO INSTRUMENTO PARA PROBLEMATIZAR A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
 

TÂNIA SANTOS

UM ESPETÁCULO COMO UMA ALTERNATIVA NÃO MEDICALIZANTE DO PROJETO SEMENTES DA TOCA

 

MARYLIA GLENDA LOPES DEP SOUSA DESENCAPSULAR.

 

 

CARLA REGINA ALVES DE SOUZA

REMÉDIO PRA QUÊ? EU QUERO É EXTERNAR MEUS SENTIMENTOS! CRÍTICA A MEDICALIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

 

 

  

GRUPO C7

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

AMANDA DOMINGOS DE MORAIS

A ARTETERAPIA COMO PRÁTICA NÃO MEDICALIZANTE DA ANSIEDADE VIVENCIADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

GRAZIELLY OLIVEIRA DOS REIS A PRÁTICA DA CAPOEIRA EM ESCOLAS COMO AÇÃO NÃO MEDICALIZANTE
 

CILENE NASCIMENTO CANDA

 

SINTO AVES: ESCRITA LITERÁRIA SOBRE ALTERNATIVAS NÃO MEDICALIZANTES DA VIDA.
 

 

EUNICE RIBEIRO DOS SANTOS

O JOGO DOS CINCO ANIMAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES NA ESCOLA OU O EQUILÍBRIO INTEGRAL DO SER

 

 

ANASTÁCIA SCHROEDER

GINGANDO FRENTE À PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A CAPOEIRA ANGOLA COMO PRÁTICA CORPORAL POPULAR NÃO MEDICALIZANTE.
 

VERA LUCY DISHTCHEKENIAN

APOIO AO TRATAMENTO PELA EXECUÇÃO DE MANDALAS

 

 

LORENA CARDOSO MANGABEIRA CAMPOS

AURÍCULO ACUPUNTURA: ALTERNATIVA DE CUIDADO PARA O TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

 

 

TATIANA BENEVIDES MAGAHÃES BRAGA

A INSERÇÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: ENTRE PATOLOGIZAÇÃO E DIALOGIA

 

 

TATIANA BENEVIDES MAGAHÃES BRAGA

 

 

ATENÇÃO PSICOLÓGICA COMO VIA DE PROBLEMATIZAÇÃO DA MEDICALIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
ANA TÁCILA FERREIRA APRECIAÇÃO DE PRÁTICAS MEDICALIZANTES EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO PIAUI
 

JULIANA SILVA LOPES

TRABALHAR A ESCOLA E NÃO A DEFICIÊNCIA: PELA NÃO INDIVIDUALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA DIFERENÇA
 

ARILDO DOS SANTOS AMARAL

DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA À INCLUSÃO SOCIAL: LINHAS DE FUGA PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO MEDICALIZADA

 

 

 

 

 GRUPO C8

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

EDJANE DA SILVA BOMFIM

A PRÁXIS EM PSICOLOGIA ESCOLAR: O EGOCENTRISMO EM CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
 

THAÍS SELTZER GOLDSTEIN

FACES DA MEDICALIZAÇÃO: REFLEXÕES PROPICIADAS POR UM ESTÁGIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR.
 

BRENDA BRAGA BARBOSA

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: OFERTA DE ESCUTA E IMPLICAÇÃO DO SUJEITO EDUCADOR – EXPERIÊNCIAS DE CONVERSAÇÃO

 

CLAUDIO RAMOS PEIXOTO PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: APOSTA NO SUJEITO.

 

 

CALLINE PALMA DOS SANTOS

CONHECENDO OS TRANSTORNOS MENTAIS ATRAVÉS DO CINEMA: REVISÃO DE COMO OS FILMES DE FICÇÃO TÊM RETRATADO OS TRANSTORNOS MENTAIS.

 

THALES CAVALCANTI E CASTRO REFLEXÕES SOBRE A REPRODUÇÃO E RUPTURA DA MEDICALIZAÇÃO EM UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

 

LUCIANE GUISSO QUEIXA ESCOLAR: INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR COM GRUPO DE ALUNOS

 

LUCIANE GUISSO POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR FRENTE A MEDICALIZAÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR

 

THAISA SANTANA A ESCUTA DO FRACASSO ESCOLAR PELA PSICANÁLISE

 

 

 

GRUPO C9

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
 

JULINI ARAUJO SANTOS

AS QUEIXAS ESCOLARES NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM SALVADOR – EXPERIÊNCIAS DE UMA PSICÓLOGA RESIDENTE

 

 

VANESSA CRISTINA ALVES LIMA

DOSES DIÁRIAS DE… LUTA! (DES) CONSTRUINDO PRÁTICAS EM UM ESTÁGIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

 

CRISTIANA CALLAI

EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE AVALIAÇÕES, RÓTULOS E LAUDOS

 

MARIA ROSIRENE LIMA PEREIRA O ALUNO NAS ENTRELINHAS DA QUEIXA ESCOLAR: (DES) AUTORIA DO SABER
 

MARCIO MELO GUIMARAES

SOUZA REFLEXÃO SOBRE O ESTIGMA DO FRACASSO ESCOLAR EM UMA CRIANÇA: UM RELATO CASO

 

INGRID SCOTTI CARDOSO UM ESTUDO SOBRE A COMPLEXIDADE DE QUEIXAS ESCOLARES

 

PÂMELLA COSTA MARINHO ORDEM NORMATIVA NAS ESCOLAS

 

 

MARIA MESSIAS HOLANDA CARVALHO

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O ENFRENTAMENTO DO FENÔMENO

 

 

 

 

 GRUPO C10

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
JAQUELINE KALMUS SAMPA NA LUTA: AÇÕES DO NÚCLEO METROPOLITANO DE SÃO PAULO

 

 

FERNANDA INSFRAN

ATIVISMO FEMINISTA E GRUPOS DE APOIO: EMPODERAR PARA NÃO MEDICALIZAR!

 

 

FERNANDA INSFRAN

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: DESENVOLVENDO AUTONOMIA E INTERESSE PELA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
 

INDARA CAVALCANTE BEZERRA

A GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO E O MATRICIAMENTO: CAMINHOS PARA O ENFRENTAMENTO DA MEDICALIZAÇÃO

 

 

SIMONE POLETTO

EXPERIÊNCIA DE UMA AVALIAÇÃO NÃO MEDICALIZANTE: DISCUTINDO O TRABALHO REALIZADO NO EDUCAS
DÉBORA LARISSA DE SOUSA RAMOS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM GRUPOS INTERATIVOS

 

 

INDARA CAVALCANTE BEZERRA

DA MEDICAMENTALIZAÇÃO À CORRESPONSABILIZAÇÃO DAS AÇÕES: CUIDADO DISPENSADO AO USUÁRIO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

 

GEOVANA RODRIGUES DE OLIVEIRA ENTRAVES ADMINISTRATIVOS E MEDICALIZAÇÃO: CONSONÂNCIA DE AÇÕES

 

 

 GRUPO 11

 

AUTOR

 

TÍTULO DA ATIVIDADE
VALMICI BRITO ROCHA COMO MEDICAR A MEDICALIZAÇÃO

 

 

VALMICI BRITO ROCHA

MEDICALIZAR: A QUEM INTERESSA? – REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA MEDICALIZAÇÃO DA VIDA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DO EXEMPLO DAS DOENÇAS RARAS.
 

CESAR ROTA JR

CONVERSANDO SOBRE HIPERATIVIDADE NA ESCOLA: DO INDIVIDUAL AO COLETIVO, OU DA CERTEZA À DÚVIDA

 

SEMIRAMIS VEDOVATTO DO MEU OLHAR PARA FORA O MUNDO É SÓ MIRAGEM – VIVER TEM REMÉDIO?
KELLY FRANÇA ESTREITANDO LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIAS: UMA PREVENÇÃO DA MEDICALIZAÇÃO

 

RITA DE CÁSSIA DE ARAÚJO ALMEIDA INTERVENÇÕES NÃO MEDICALIZANTES NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL

 

GABRIELA DA SILVA RUDOLPHO MEDICALIZAÇÃO DA “DECADÊNCIA”: A QUESTÃO DA VELHICE

 

FABÍOLA DE ARAÚJO BAHIA NÃO É PRECISO MEDICALIZAR PARA SE ADEQUAR.

 

IGOR NUNES BRITO O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO COMO DISPOSITIVO CLÍNICO DESINSTITUCIONALIZANTE.